sábado, 22 de maio de 2010

CREME (SOPA) DE TOMATE



Eu nunca pensei que sopa de tomate fosse bom. Na verdade, eu gosto muuuito de tomate, mas nunca pensei numa sopa dele, até que outro dia, fussando na net, encontrei a sopa. Fiz e aprovei. ;)


Fiz assim:

Peguei 3 batatas médias, descasquei, lavei, cortei em pedaços e levei ao fogo mais ou menos meio litro de água, sal,fio de azeite e uma cebola pequena cortada em gomos.


Enquanto isso, peguei 2 tomates, lavei, tirei as sementes, cortei e juntei às batatas.


Quando a batata cozinhou desliguei o fogo e levei a mistura ao liquidificador. Depois, levei novamente ao fogo, com mais um pouquinho de azeite e um pouco de manjericão desidratado. Deixei ferver um pouco e pronto.
Vale a pena!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

FUSILLI COM PRESUNTO E CAMARÃO




Nada melhor que uma massinha quando queremos uma comida rápida e gostosa.

Essa da foto foi almoço de um sábado em que eu precisei sair para resolver só uma coisinha, mas que me custou a manhã inteira. A minha sorte, foi ter os ingredientes para preparar essa massinha mesmo, se não...

Cozinhei o macarrão em bastante água, sal e um fio de óleo.

O camarão, que já comprei cozido e sem cabeça, só fiz tirar a casca e levei ao fogo com azeite, sal e pimenta do reino.

Quando o macarrão ficou pronto levei a uma travessa e misturei com o camarão, o presunto cortado em tirinhas e a azeitona.

Na hora de servir, havia queijo parmesão para ralar na hora.

Delícia!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

LIXEIRA NA PIA?




Pois é, Lixeira na pia? Nem pensar.
Lixeiro tem que ficar no chão e não em cima da pia, carregado de bactérias e bem pertinho da louça, dos alimentos...

Ah, e também tem que ter pedal, né? Para não ter que levantar a tampa com as mãos. Sim, porque tem que ter tampa, né? Se não atrai os insetos...

E tem mais, pesquisando sobre o assunto, vi que o Dr. Bactéria (o do Fantástico), recomenda lavar a lixeira todos os dias, a fim de acabar com possíveis focos de micróbios.

Vamos cuidar bem da nossa cozinha! Vamos jogar colocar nossa lixeira certo!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

SOPA DO NENÉM

Sopinha de neném é sempre tão bom, né? Já fiz tantas...
Vai aí uma música legal sobre sopa de neném, feita especialmente para as crianças.







A música é do PALAVRA CANTADA. O vídeo peguei no youtube.

domingo, 9 de maio de 2010

TODA MÃE TEM JEITO DE MENINA

Esse foi o tema da festa do dia das mães no colégio em que minha filha estuda.

Amei o tema.

Concordo plenamente com ele.

Toda mãe tem seu lado menina que gosta de brincar, cantar, correr, se arrumar muitas vezes como menina... Cada um tem seu momento, de uma forma ou de outra.


Recordo, com muita emoção, quando eu era pequena e minha mãe brincava comigo de boneca. Ou quando, em dias chuvosos principalmente, deitávamos na cama e brincávamos a tarde inteira de: mimica, adivinhar a música que se murmura(até hoje me acho especialista nisso kkk), brincávamos que eu era a mãe e ela a filha, etc...). Realmente, até hoje às vezes olho para a minha mãe e vejo uma menina. Aliás, às vezes a vejo de tantas formas... às vezes vejo só minha mãe, mas às vezes vejo-a simplesmente como uma mulher, às vezes como menina, às vezes forte e firme, às vezes tão frágil e insegura que tenho vontade de só por um momento ser sua mãe, ou simplesmente uma grande amiga.


Meu maior anseio hoje, de todos os da minha vida, é que minha filha quando crescer possa me ter ao seu lado e eu tê-la junto a mim. Que eu tenha sempre o amor dela, e que mesmo se tornando mulher, ela nunca deixe de ser minha doce menina. Minha doce menina com muita saúde (esse é o desejo de toda mãe, tenho certeza).


A todas as mamães parabéns pela graça de conhecer esse amor que é tão puro e especial.

Mãe e Filha - Aquarela sobre papel reciclado

Arte: Petra Elster

Em: www.petra.art.br

Outras fontes: http://educarepersone.blogspot.com

quinta-feira, 6 de maio de 2010

GRATINADO DE BATATAS



Acho que já contei por aqui que quando casei não sabia cozinhar nadinha. Fui aprendendo na "tora". kkkkkk
Mas um gratinado de batatas eu aprendi logo. Eu amo batatas, seja como for, e um gratinado é uma boa forma de comê-las.

Esse da foto fiz diferente, é que com o tempo a gente vai aprendendo a ousar na cozinha e assim fazer pequenas mudanças nas receitinhas. Estou evoluindo. kkkkkkkk Quem sabe um dia eu me torne uma boa cozinheira no meu lar, e então poderei fazer grandes almoços. hehehehe

Esse gratinado fiz assim:
Descasquei as batatas, cortei em rodelinhas e levei ao fogo para cozinhar com água e sal.

Fiz um molho branco: ralei um pouco de cebola e levei ao fogo com um fio de óleo (gosto de usar manteiga, mas dessa vez foi óleo de soja) até a cebola ficar transparente. Coloquei leite, caldo de carne e esperei começar a ferver, mexendo de vez em quando. Então, acrescentei uma caixinha de creme de leite. Acertei o sal.

Numa travessa, coloquei um pouco do molho branco, depois uma camada de batata cozida, uma camada de queijo gorgonzola(amassadinho), molho branco, mais batata cozida e por último outra camada do molho branco. Coloquei queijo parmesão ralado na hora e levei ao forno para gratinar.

Ficou muito bom. O gorgonzola deu um gostinho especial. Na minha receita original, uso queijo mussarela no lugar do gorgonzola.

Servi com uma carne feita no shoyo e uma farofinha de manteiga.

Um abraço,