quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

PUDIM DE LEITE


Olá! Vim postar meu pudim de leite, sim, muita gente sabe fazer essa maravilhosa sobremesa. Mas sabia que para alguns não é tão simples assim? Eu mesma, até conseguir fazer um pudim que saísse da forma sem espatifar, tive que primeiro perder muitos, quer dizer, perder exatamente não pois todas as vezes que isso acontecia, a turma lá de casa comia assim mesmo e nós nunca ficávamos sem a sobremesa. heheh
Então pesquisando sobre o assunto, descobri que o segredo é só tirar ele da forma quando estiver frio, ou melhor gelado, quanto mais gelado melhor. Você pode até fazer um dia antes do consumo, foi o caso do meu pudim do natal, fiz na quarta-feira, para o almoço da quinta.

Então vamos à receita:
Calda
Em uma forma para pudim, coloque 3/4 de xícara de açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando até que o açúcar derreta e forme um caramelo. Despeje meia xícara de água fervendo e mexa mais um pouco,até a calda engrossar um pouquinho. Reserve.

Pudim
Uso 1 lata de leite condensado, a mesma medida da lata de leite (eu só uso uma mesmo, fica com um sabor mais forte do leite condensado), uma colher (sobremesa) rasa de amido de milho diluído em um pouquinho de água, 3 gemas de ovos. Bate tudo no liquidificador e despeja na forma que já está caramelada.

Leve ao forno pré-aquecido, em banho maria por cerca de 1 hora e 30 minutos.
Deixe esfriar, depois leve a geladeira por cerca de 6 horas para poder tirar da forma.


Fonte: www.nestle.com.br

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Damascos Recheados


Olá, como havia prometido, vim postar os damascos recheados que levei de petisco para o almoço de natal na casa da minha sogra.

É super prático e gostoso.
Peguei alguns damascos doces secos, cortei-os ao meio e recheei com queijo camembert e presunto assado. Ficou um ótimo petisco de natal.

Dica: se o damasco estiver muito seco, antes de cortá-los deixe alguns minutos de molho dentro d'agua, depois escorra e seque com papel toalha.

sábado, 26 de dezembro de 2009

SOBREMESAS DO NATAL



Olá! Enfim consegui uma brecha nessas férias para vim postar. Também é Natal, e eu não poderia deixar de passar aqui para compartilhar com meus amigos da blogosfera um pouquinho do meu natal.

Em minha casa este ano não houve ceia, a ceia foi na casa do avô do meu esposo. Foi ótimo! Com tudo o que tem direito e um pouquinho mais: piscina de bolinhas e pula-pula para as crianças; bingo de natal. heheh
Também houve um almoço de natal na casa da minha sogra. Neste sim, pude contribuir levando um petisco (damascos recheados), que postarei depois; e uma sobremesa: pudim de leite.
Deixarei no momento só as fotos das sobremesas. Assim que puder (que meu bebê me dê mais uma brecha), eu posto os damascos e a receita do meu pudim de leite.
Na mesa de sobremesas: pudim de leite, nozes, uvas, castanhas portuguesas, figo, damascos, uva passa e macadamia.



FELIZ NATAL E FELIZ 2010!!!!!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Gelatina Cremosa


Gente, estou de Férias!!!
Pensei que nesse período iria cozinhar bem muito e postar bem muito,mas que nada. A pequena também está de férias então quase todo o meu tempo é para ela. Quando ela dorme é que tenho uma folguinha, ehehhe. Mas estou amando ficar em casa curtindo cada momento com minha filhinha. E também aproveitando para passear com ela, né? Para almoçar na casa das vovós... Enfim, aproveitar o tempo de uma maneira diferente.
Voltando ao tema culinária, vi essa receita no Sabores da Lica, acho até que vocês devem dar uma olhadinha na dela, que está muito mais bonita que a minha.


Modo de Fazer:
Pega 2 gelatinas do mesmo sabor e dissolve em 350ml de água fervente; depois de bem misturado,junta 350ml de água fria. Mexe bem e leva ao liquidificador com uma caixinha de creme de leite. Bata bem. Depois é só colocar em recipientes e levar à geladeira para gelar até que fique firme.
Eu fiz sabor morango. É uma boa variação de gelatina, embora a minha preferida ainda seja a simples. ;)



segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

MIMOS INTERNACIONAIS


Gente, olha como estou chique, hehehhe, ganhei esses mimos de pessoas queridas que lembraram de mim enquanto estiveram viajando:


Paninho de cozinha que ganhei da minha amiga Rebeca, lembrança de Portugal:
(Minhas queridas amigas portuguesas poderiam esclarecer o que é Tricana? Ficarei muito feliz.)

Esse outro mimo ganhei da minha sogra, é uma luva de cozinha, e veio da África:


Boa semana para todos!


sábado, 12 de dezembro de 2009

Bife ao Molho



Minha grande dificuldade na cozinha sempre foi fazer carnes. Nunca dava certo, ficavam duras, feias...Até que aprendi a fazer um bife bonzinho, na panela de pressaõ (tem que ser, em panelas comuns eu nunca acerto).

Tempero os bifes com sal, pimenta e alho.
Na panela de pressão ponho cebola, cortadas em rodelas; tomate picada; coentro;pimentão; molho de tomate(usei 2 colheres de sopa),água (dessa vez coloquei cerca de 1 copo e meio) e os bifes, que dessa vez foram 3 pedaços.
Tampa a panela de pressão. Quando começar a chiar conte 20 minutos. Desligue. Espere a pressão sair. Quando abrir é só verificar se está boa no sal e se está no ponto que você gosta. A última que fiz ficou muito boa. :)



Servi com Ráris 7 cereais, purê de batatas e cenoura e batatinha em cubinhos cozidas no vapor.



quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Promoção de Aniversário!


Olá gente! Daqui a um mês o Drika Curiosa estará completando um aninho. E para comemorar com vocês vou sortear um livrinho. Oba!!!
O livro é: "Comes e bebes do Nordeste" de Mário Souto Maior.

Como boa nordestina, eu não poderia deixar de comemorar o primeiro aninho do blog com algo daqui, né?
Esse livro é, na verdade, um dicionário da culinária nordestina, mas as explicações sempre vêm acompanhadas com o modo de preparo dos alimentos.
Espero que gostem.
Quem quiser concorrer, basta comentar neste post dizendo que quer concorrer ao livro. Deixa seu nome, estado/país. Serão aceitos comentários até 05/01/2010.
No dia 09/01/2010 será o sorteio,a divulgação do ganhador e o aniversário do blog. Após a divulgação, o ganhador deverá deixar seu e-mail para a Drika Curiosa entrar em contato. E, recebido o prêmio, deverá postar no seu blog.
Estou ansiosa para que chegue o dia do aniversário do blog!!!
Boa Sorte para todos!
Bjs!


terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Pavê de Biscoito Champagne com Amarula



Adoro pavê de sobremesa! Domingo passado fiz um pavê que ficou divino. Recomendo. Só as fotos não ficaram divinas, mas tudo bem...

Meu pavê tem uma base(primeira camada) que é básica, normalmente eu a uso e as outras camadas é que saio inventando. Vamos a receitinha?

Primeira Camada: Uma lata de leite condensado, a mesma medida da lata de leite, 3 gemas de ovo. Leve ao fogo mexendo sempre até ferver. Desligue o fogo, coloque o creme em um recipiente(de preferência com tampa) e leve ao congelador.

Segunda Camada: Peguei 100g de biscoito champagne(se fossem 200g seria melhor), coloquei-os espalhados numa vasilha, joquei por cima uma tacinha de Amarula. Peguei o creme do congelador e arrumei os biscoitos um a um em cima do creme, depois de arrumados joguei mais meia tacinha de Amarula em cima deles. Levei novamente ao congelador enquanto preparava a terceira camada.

Terceira Camada: Peguei uma caixinha de chantilly, dessas que se compra no supermercado, e segui as instruções da caixinha, que era passar 40 minutos no congelador e depois bater bem muito até dar a consistência desejada. Então, espalhe por cima dos biscoitos. Detalhe: bati o creme de chantilly sem o soro, será que fiz certo? Ficou feito uma manteiga...; Deveria ter usado 2 caixinhas.


segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

domingo, 6 de dezembro de 2009

Caldinho de Feijão


Gente, minha máquina fotográfica quebrou. Ainda tenho meu celular para fazer umas fotos, mas não é a mesma coisa,né? Puxa, fiquei tão triste... Mas tudo bem, trabalhar para comprar outra,né?
A foto abaixo, de um caldinho de feijão no capricho, fiz com o celular.

Esse caldinho acompanha vinagrete, queijo coalho em cubinhos, limão, charque e ovo de codorna.
Afinal, um bom domingo, como hoje, sempre pede um bom caldinho de feijão preto ;)



sábado, 5 de dezembro de 2009

Bolo de Rolo


Hum... eu adoro bolo de rolo. E acompanhado de um queijinho então... Bom mesmo é com queijo do reino, mas como eu não tinha, degustei com o queijo prato mesmo.
Esse aí eu não fiz, comprei e comi, heheheh. Aliás, ainda não tenho coragem de fazer um bolo desses pois temo que em minhas mão ele perca a delicadeza de suas camadas finíssimas e o mistério(isso é coisa de quando eu era criança) que me fazia pensar: como é possível fazer um bolo desse jeito, em rolo? hehhe
Pois é, esse bolo pra mim é um misto de delicadeza e mistério.

Um pouco de história:
Dizem que sua origem vem do tempo da colonização, quando as damas portuguesas chegaram aqui, não encontraram todos os ingredientes que estavam acostumadas a usar na Europa: amêndoas, canela, gengibre, entre outros... Então tiveram que adaptar parte de suas receitas originais. Foi assim que nasceu o bolo de rolo, uma adaptação do Colção de Noiva português: seu recheio de amêndoas foi trocado por goiabada e retirou-se o fermento da massa. Esse bolo passou a ser enrolado em camadas, como um rolo e foi aí que nasceu o nosso bolo de rolo de Pernambuco.

Fonte: História dos Sabores Pernambuconos de Maria Lecticia M. Cavalcanti

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Creme de Galinha

Outro dia eu tinha metade de um peito de frango, cozido com batata e cenoura, na geladeira, e estava pensando no que fazer para o jantar, então resolvi fazer um creme de galinha.

Peguei o frango, desfiei e levei ao fogo com milho verde (3/4 de uma lata), as batatas e as cenouras cortadas em pedaços pequenos.Acrescentei um pouquinho de água só para ter um pouquinho mais de molho. Quando estava fervendo, polvilhei 1 colher(sopa) de farinha de trigo, misturei e fui colocando, aos poucos, 3/4 de xícara de leite. Quando formou um creme consistente, acrescentei 1 caixinha de creme de leite, misturei um pouco, mas sem deixar ferver, e desliguei o fogo. Coloquei esse creme num recipiente, e cobri com queijo ralado. Levei para gratinar por cerca de 15 minutos.


O creme foi servido com arroz integral e batata palha.

Essa receita é prática e gostosa, talvez por isso tenha se tornado frequente para os buffets servirem creme de frango em festas.

Um abraço,

domingo, 29 de novembro de 2009

Caldo Verde


Gosto muito de caldo verde. Já fiz algumas vezes, mas da última vez que fiz(justo essa que fotografei), achei meu caldo verde meio grosseiro.Isso porque, não sei o que deu em mim, mas não cortei o couve bem fininho(como deve ser).
Fiz assim:
Em uma panela com água levei para cozinhar batata inglesa (cortada em pedaços grandes) (desculpem-me, mas não lembro a medida). Coloquei a linguiça calabresa (cortei ao meio e retirei a pele), pedaços grandes de cebola e bastante azeite.
Quando a batata estiver cozida,deixe esfriar um pouquinho e leve para o liquidificador a batata, o caldo do cozimento e a cebola(reserve a linguiça). Peguei essa mistura feita com a batata, coloquei numa panela e voltei ao fogo. Acrescentei a linguiça cortada em cubinhos(nada delicados :( , capricharei na próxima vez) e acrescentei o couve cortado em tirinhas(retire os talos do couve, faça um rolo como se fosse um "charuto" e corte bem fininho). Mexa e deixe ferver um pouco, não precisa cozinhar muito mais que isso.

Para ter uma noção da quantidade de ingredientes, guiei-me por essa lista:
250 g de couve-manteiga
1 1/2 litro de água
1/2 colher (sopa) de sal
1 kg de batata
1 cebola cortada em 4
1 dente de alho cortado em 2(não usei)
150 ml de azeite

Gente, o caldo não ficou lá muito bonito, mas ficou bonzinho... Dá para esquentar numa noite fria (frio, aqui? quando? heheh).

Um abraço,
Drika


Fonte: www.tvtemglobo.com/culinária

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Voltando da praia do Guarujá...

... a gente foi parar num bar de um paraíbano para almoçar sabe o quê?
Arrumadinho de charque:

Fava:



Carne de sol... Tudo isso regado com manteiga de garrafa:




Eita povo nordestino arretado!!!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

E no casamento...



A mesa do bolo:

O bolo:


Parabéns prima!! Felicidades!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Salmão no Leite de Coco da Tia Sônia

Olá Gente! Faz tempo que não posto, né? Eu estava em terras paulistas. Pois é, fui a São Paulo, para o casamento de uma prima minha. Gostei bastante da cidade, pena que faltou conhecer muita coisa, pois ficamos por lá apenas 06(seis) dias.

Mas vejam que maravilha eu fotografei por lá, para compartilhar com vocês: O Salmão no Leite de Coco da minha tia Sônia (a mãe da noiva).

Foi feito assim:
Primeiro ela limpou e lavou o peixe.
Depois temperou com sal e alho. Então, acrescentou tomate, cebola, pimentão verde e pimentão vermelho.


Em uma panela refogou o alho no azeite, depois jogou um pouco das verduras do peixe. Colocou uma caixinha de extrato de tomate e distribuiu as postas de peixe. Se houver muitas postas, vai alternando uma camada da verdura e uma camada de peixe.


Deixa ferver um pouco e então joga 1(uma) garrafa de leite de coco, deixa ferver um pouco(detalhe: não tampe a panela completamente).

Pronto, é só servir! ;)








terça-feira, 10 de novembro de 2009

Grão-de-Bico com Atum

Outro dia, quando voltava do trabalho, pensava sobre o que fazer para o jantar e então lembrei de um grão-de-bico que estava cozido na geladeira. Pensei:"Puxa, seria tão bom um bacalhauzinho pra fazer uma saladinha...". Foi aí que lembrei de uma lata de atum que estava na dispensa ("Quem não tem cão, caça com gato"). Minha idéia deu certo.

Juntei o grão-de-bico, 1 e meio tomate picadinho, um pedaço de cebola picadinha, misturei tudo, joguei um pouco de sal, e reguei com azeite. Só faltou o pimentão, mas ficou bom!

Sempre que cozinho o grão-de-bico, deixo primeiro descansando em água, na geladeira, por cerca de 6 horas. Depois é só trocar a água e levar para cozinhar, com um pouquinho de sal, na panela de pressão, por cerca de 20 minutos, contando a partir de quando a panela começa a chiar.

Nota: O grão-de-bico é uma leguminosa, rica em triptofano que é um aminoácido essencial na produção da serotonina, substância que traz sensações agradáveis. (Tá aí uma dica para quem anda meio tristinho sem motivo aparente, é comer grão-de-bico).

O grão-de-bico também é rico em ácido fólico(necessário na formação das proteínas estruturais e hemoglobina). (Logo, é um bom alimento para mulheres grávida). E também é isento de Colesterol.

Fontes: www.pt.wikipedia.org; www.saudeabril.com.br

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Coca-cola com Água de coco


Essa refrescância é invenção de marido. Desde que o conheço que ele mistura essas duas bebidas formando uma só. Mas tem que ser um copo com bastante gelo. Então enche metade do copo com água de coco e metade com coca-cola. Ótimo para refrescar nesse calor.
Um brinde!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

SELINHOS

Gente, ganhei mais 2 selinhos!!!


O primeiro quem me deu foi a Danieli. Muito obrigada Dani por lembrar-se do Drika curiosa!!!Amei! ;)

O segundo quem me ofecereceu foi a Lourdes. Muito obrigada também Lourdes. Fiquei muito feliz em receber dois selinhos numa tacada só. heheheh

É o seguinte: o selinho da Lourdes vem acompanhado de umas perguntinhas as quais vou responder. hehe


O que te apaixona quando o assunto é :

1. Internet: os blogs de culinária.hehe

2. Pessoas: pensei muito... a sensibilidade que alguns têm em perceber a necessidade do outro.

3. Vestuário: nada especial, porém nada que me incomode.

4. Cosmético: os que têm um cheiro agradável ao meu olfato. hehe

5. Comida: Tem que escolher um tipo, é? Não dá para escolher só um pois gosto de quase tudo.

6.Hobbies: blogar. heheh

Como ambos os selinhos têm que ser oferecidos para 10 pessoas, vou oferecê-los de uma vês só:

1. Fernanda
2. Dri Viário
3. Miriam
4. Lilian Melo
5. Adriana
6. Anita
7. Elisa
8. Belinha
9. Gasparzinha
10. Welze

Um abraço,

Drika

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Canelone Invertido


Gente, adorei fazer esse prato, porque além de gostoso ele é super prático e rápido de preparar.
Sim, porque aqui na minha casa, o tempo conta, e muuuito.
Normalmente, só cozinho quando minha menina dá uma trégua. E no final de semana, ela costuma tirar um cochilo (de 1 a 2 horas) antes do almoço. É nesse período que eu aproveito, quando quero cozinhar algo. Então vamos ao canelone invertido!

Vamos precisar de:
macarrão cabelinho de anjo;
presunto;
queijo mussarela;
queijo ralado (usei provolone);
molho branco.

Fiz assim:
Cozinhei 5 ninhos do macarrão cabelinho de anjo (fiz cinco canelones e sobrou macarrão), para cozinhá-lo siga as instruções de tempo do fabricante. Quando tirei do fogo passei um pouco de manteiga no macarrão e reservei.

Fiz o molho branco assim: ralei meia cebola e levei ao fogo com um pouco de óleo para refogar. Quando ficou transparente acrescentei cerca de 1 xícara(chá) de leite e meio tablete de caldo de carne. Fiquei mexendo até começar a borbulhar um pouquinho, e então coloquei uma caixinha de creme de leite.

Montagem:

Coloquei sobre um prato, uma fatia de presunto, e sobre o presunto uma fatia de queijo mussarela, e por cima um pouco do macarrão e depois um pouco de queijo provolone ralado.


Então, vai enrolando e distribuindo em uma travessa (é bom, antes disso, jogar um pouco do molho branco na travessa). Depois é só jogar o molho branco por cima dos canelones e ralar um pouco de queijo por cima (usei provolone). Leva ao forno para gratinar por cerca de 20 minutos.

É importante que o queijo fique por dentro e o presunto fora, porque quando levar para gratinar o queijo se derrete e junta-se a massa do macarrão.


Gente, é muito bom! Vale a pena conferir!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Vista da Janela da Cozinha


Pois é, isso é parte do que vejo quando estou no balcão da pia. Há muito verde na casa vizinha. Gosto muito!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Escondidinho de Inhame com Carne Moída


Outro dia, minha mãe deixou prontinho, para o nosso jantar, inhame e carne moída. Mas, nesse dia, ninguém jantou em casa. No dia seguinte, eu estava de folga, em casa e minha pequena também. Então, pensando em que fazer para o almoço, logo lembrei do inhame e da carne moída. Oba! Nosso almoço já estava quase pronto!
Peguei o inhame, coloquei para esquentar. Depois, levei ao liquidificador com um pouco da água do cozimento e um pouco de leite. Bati bastante. Depois levei ao fogo médio com uma colher de sobremesa de manteiga e fiquei mexendo até começar a ferver. Provei para ver o sal, achei que estava bom. Ficou pronto o purê do inhame.

Em uma travessa, coloquei uma camada do purê de inhame, por cima coloquei a carne moída e escondi (daí ser escondidinho) com uma segunda camada do purê de inhame. Coloquei queijo ralado e um pouco de manjericão desidratado para enfeitar. Levei ao forno médio por cerca de 10 minutos. Prontinho.

Gente, não reparem nas fotos, eu não sou boa em fazer foto. Eu até que tento, mas nunca ficam boas!

Notas:
  • Já fiz esse prato antes, mas sempre passava o inhame no espremedor de batatas. Dessa vez, descobri que fica MUITO mais macio passando o inhame no liquidificador.
  • Esse escondidinho merecia mais sal, para salvar, servi com queijo provolone ralado na hora. hehe

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Strogonoff de Carne + Selinho

Esta semana comecei a ler Julie e Julia, quer dizer, li só a introdução e já gostei porque já me identifiquei um pouco com ela: perto dos 30, uma carreira de secretária sem perspectivas, vontade de aprender a cozinhar e um blog para contar as experiências culinárias.



Espero que eu também possa, assim como ela, encontrar a minha verdadeira vocação...





Bem, mas vamos ao strogonoff.



Essa receitinha já faço há um tempinho. Sempre fica muito boa.



Receita:



INGREDIENTES:



600g de filé mignon; 250g de champignon em conserva(não usei); 1 cebola grande picada; 1 dente de alho picado; 250ml de creme de leite fresco; 1 colher de sopa de extrato de tomate; 1 colher de sopa de catchup; 1 colher de sopa de conhaque(não usei); 1 colher de sopa de molho inglês; Azeite;Sal;Pimenta-do-reino.




MODO DE PREPARO:
Corte o filé mignon em vários bifes finos. Corte cada bife em tiras de 4 cm aproximadamente. Coloque numa tigela e tempere com sal e pimenta-do-reino. Corte os champignons em fatias. Acrescente azeite na panela e aumente o fogo. Junte uma parte da carne picada e espere dourar. Mexa um pouco para dourar todos os lados. Retire a carne já refogada da panela, coloque mais um pouco de azeite e junte as tirinhas de carne restantes. Se você colocar toda a carne de uma só vez, a carne esfriará a panela e irá cozinhar no próprio líquido, deixando-a dura.



Coloque um pouco de azeite em outra panela grande e leve ao fogo baixo para esquentar. Acrescente a cebola picada e refogue por 2 minutos. Junte o alho picado e refogue por mais 1 minuto. Junte a carne, o champignon, extrato, creme reservado e deixe cozinhar por 2 minutos, mexendo sempre. Junte o catchup e o molho inglês, por último o conhaque. Cozinhe por mais 1 minuto e retire do fogo. Acerte o sal e sirva imediatamente.



Rendimento: 04(quatro) porções.



Acompanhei com arroz branco e batata palha.


Fonte:http://www.pratofeito.com.br/

***



Ganhei mais um selinho pra minha coleção:





Quem me ofereceu foi o José Luis da Cocinadepepe.

Muchas Gracias Pepe!


terça-feira, 13 de outubro de 2009

Selinho


Oba! Ganhei mais um selinho. Esse quem me ofereceu foi o João Mário do Picadinho do Bacana.
Fiquei muito feliz por ser lembrada. Obrigada João Mário!
A regra do selinho é passá-lo para 15 blogs. Mas, vou deixá-lo para todos os que acompanham o Drika Curiosa, como agradecimento pela atenção de todos!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Nossa Senhora Aparecida


No dia dela, ofereço esta foto a todos aqueles que têm fé na mãe de Deus, que mora no céu e no coração daqueles que a aceitam como mãe.

Essa imagem mora na casa de alguém especial, e através dela, nossa senhora já ouviu e atendeu muitos pedidos!!!

Dia das Crianças!


Parabéms aos nossos pequenos, que nos fazem tanto bem com sua alegria, pureza, inocência e vida. Sim, porque criança é cheia de vida, e isso é muito bom.

Neste dia, venho pedir a Deus uma benção especial as crianças que estão no hospital, para elas esperança e recuperação da saúde.
Venho pedir também pelas crianças que, infelizmente, já vivem no mundo obscuro das drogas, do crime, da prostituição, para elas o resgate,a luz e o amor de Deus que sabe, de verdade, o que cada um precisa.

Enfim, neste dia das crianças uma lanchinho legal e simples: pão de forma com requeijão e tomate.




Esse lanche quem faz é meu marido, e eu adoro, é bem simples.
Pega fatias de pão de forma, passa requeijão, cobre com queijo ralado, enfeita com uma rodela de tomate e leva ao forno até corar um pouquinho e o pão ficar firme (quase feito uma torrada), fica bem crocante. É um lanchinho legal e gostoso!





sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Jantarzinho


Gente, eu tava fazendo uma "limpeza" no meu PC, e achei essa foto de um jantarzinho que fiz outro dia. Imaginem, quase deleto a foto sem antes postar.


No menú capaletti ao molho de gorgonzola servido com queijo gorgonzola ralado ou parmesão ralado; e de sobremesa morangos caramelados.
O capeletti postei uma vez aqui. Os morangos faço assim: lavo os morangos, tiro as folhinhas, parto ao meio (ou em 3 partes, depende do tamanho do morango), coloco num recipiente e jogo açúcar por cima, levo à geladeira, após + ou - uma hora já se vê uma calda formada pelo açúcar. Fica uma delícia!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PATÊ DE CEBOLA


Olá!

Neste final de semana, estávamos catando algo para petiscar e então surgiu a idéia de fazer um patê de cebola para comer com torradas (não tinha torrada, nem eu estava afim de fazer, então foi com pedacinhos de pão mesmo).

Usamos 2 colheres de sopa bem cheias de requeijão, um pouco de creme de cebola(em pó), misturamos. Então temperamos com azeite e pimenta-do-reino.
Mistura mais um pouco.

Ficou uma delícia! Suave e saboroso.

Para acompanhar, vinho verde.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Selinho


Oba! Ganhei mais um selinho.
Esse quem me deu foi a Miriam. Obrigada Miriam!


Uma das regras desse selinho é dizer qual o doce preferido.
Até que pensei qual seria, mas realmente não tenho um doce preferido. Gosto de muitos. Entre eles: doce de goiaba em caldas(a sogra é quem faz) ; doce de maçã em caldas(também da culinária da sogra); bolo de chocolate. ;)

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Carne de porco com arroz de cenourinha e batatas com ervas ao forno


Esse foi o almoço do sábado passado. Uma delícia!
Não sou muito boa em fazer carnes,mas até que estou melhorando.

Essa carne de porco, coloquei p/ marinar no vinagre, alho e cebola(de um dia p/ o outro). Então, coloquei numa assadeira, junto com a marinada, e levei ao forno, quando vi que estava perto de secar, reguei com óleo de soja, para poder assar. Resultado: ficou no ponto que eu queria, a carne ficou macia, não ficou seca, mas eu esqueci de um detalhe importante: o sal. O que fazer para salvar a carne? reguei com molho shoyo. E não é que ficou boa!!! Até que minhas trelas cunárias dão certo. heheh

O arroz com cenourinha também ficou bom. Mas esse eu acertei, ou melhor, coloquei o devido sal. Em uma panela, refoguei no óleo meia cebola picadinha. Quando a cebola ficou transparente, joguei o arroz lavado e escorrido. Mexi um pouco. Acrescentei uma cenoura,pequena, ralada e despejei água morna. Deixei cozinhar um pouco e então coloquei tempero para arroz da Sazon e acertei o sal. Cozinha deixando a água secar.

A batata já faço faz um tempo. Não lembro mais o nome certo da receita. Só lembro que retirei da página do Terra. Ela sempre dá certo. Fica macia e muito bonita.
Pega-se a batata, tamanho médio, corta-se ao meio, no sentido do comprimento, e enfeite-a com ervas ("matinhos"), fazendo uma pequena pressão na erva, contra a batata, com os dedos. Nessa da foto usei apenas manjericão desidratado, mas pode-se usar alecrim, coentro, salsa, e então você vai enfeitando sua batata como queira.
Em uma forma antiaderente coleque um pouco de azeite, sal e pimenta do reino. Misture. E sobre essa mistura coloque as batatas, com a parte enfeitada para baixo e a casca para cima. Leve ao forno, em fogo médio por 35 minutos. Pronto. Pode servir. Você vai ver como ela fica bonita e macia.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Aniversário de 2 Aninhos da minha pequena





Olá! Olha minha arte! hehhe Ontem, 27 de setembro, minha pequena completou 2 aninhos, então fiz uma festinha pra ela comemorar com os priminhos.
A decoração foi obra minha, mas a comida... Tudo encomendado, afinal, cuidar da casa, criança, decoração e ainda fazer os quitutes, não ia dar (olha a desculpa ;) kkkkkk).
Mas foi muito bom!
Já comentei aqui, que a pequena tem alergia a proteína do leite animal, mas semana passada fizemos um teste alérgico e, Graças àDeus, não acusou mais a alergia, então, pra comemorar, ela pode comer do bolo de aniversário(que foi de brigadeiro) e os docinhos e salgados da festa. Além do bolo tinha: beijinho de coco, brigadeiro, salgadinho de queijo, coxinha e pastel de festa(aqueles recheados de carne moída e cobertos de açúcar).

Beijinhos a todos!