Pois é, quando amamentamos o útero se contrai voltando ao seu lugar. Isso ajuda não só na perda da barriguinha, mas também em diminuir o sangramento pós-parto.
Aproveitando o assunto, gostaria de destacar que ninguém lembra de nos avisar desses detalhes, né? Por que será? Será que com o tempo as pessoas esquecem dos detalhes pós-parto?
Lembro que as primeiras mamadas doíam muuuuito, tanto as mamas quanto o útero. Isso ninguém me avisou... Não sei nem dizer qual doía mais.
Mas então, mesmo nos vendo assustadas com os novos acontecimentos, ninguém chega para dizer que isso é normal, que o útero está sofrendo contrações naturais para voltar ao seu lugar... blá, blá, blá. hehe
Bem, mas minha intenção não é assustar nenhuma futura mamãe não, viu? Pelo contrário, é alertar, tentar preparar um pouco para os acontecimentos futuros. Apesar que cada mulher é única, então o que para uma pode ser muito incômodo, para outras pode não parecer.
PS.: Minha intenção de toda segunda-feira falar sobre amamentação (e gravidez) continua. O tempo é que está apertadinho pra mim. heheh
Drika, apesar de minha caçula ter 33a tenho alguma coisa pra falar sobre amamentação.
ResponderExcluirAmamentei minha caçula 1 ano e 7 meses, e nos primeiros 20 dias ainda amamentava uma menina de uma vizinha que não tinha leite e o meu seio tava inflamando e o medico recomendou minha mãe a arrumar uma criança para ajudar esvasiar meus seios.
Dizem que amamentar murcham os seios, os meus até aumentaram rsrs mês passado fui comprar um soutian e como usava 44 levei, cheguei em casa fui esperimentar e ficou pequeno tive que trocar por 46 achei o máximo. E olhe que não sou gorda peso 57k.
Isto é sinal que amamentar não faz o seio murchar, esperiência própria.
Muito boas suas postagens, muito bom informar...
Bjs
Vicentina, obrigada por compartilhar sua experiência conosco. É muito importante que saibamos da experiência de outras mulheres. Bjs!
ResponderExcluirquem amamentou sabe disso direitinho, pois enquanto o bebê suga, a gente sente o estômago retesar e contrair. É muito bom, isso tudo
ResponderExcluirDê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!
ResponderExcluirQuando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.
É muito importante, tanto para o bebê como para a mãe, amamentar até os dois anos de idade ou mais. O leite materno é o únio alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.
Acontece que nem todas as mães sabem de todos os benefícios e deixam de amamentar mais cedo. Você pode ajudar nessa campanha divulgando materias e informações.
Caso se interesse pelo tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e participe!