quarta-feira, 22 de abril de 2009

RETIRE O AGROTÓXICO DO QUE VOCÊ COME.

Gostei dessas dicas que encontrei no http://saude.abril.com.br/



Morango - Ele é um dos maiores reservatórios de agrotóxicos. Para amenizar esse problema, procure deixar a fruta de molho em uma solução de água e bicarbonato de sódio por meia hora. Essa mistura bota para correr uma parcela das substâncias perigosas. A receita é simples: coloque uma colher de sopa do bicarbonato em um litro de água. Depois do banho na solução, lave os morangos em água corrente.

Batata - Tirar a casca dela é o jeito mais seguro de reduzir a quantidade de agrotóxicos. Se preferir, pode-se recorrer ao mergulho de até meia hora na solução de água e bicarbonato de sódio (a receita é uma colher de sopa para cada litro de água) ou utilizar uma escovinha para limpar a casca.

Tomate - O recado é consumi-lo assim que ele amadurece. Quanto mais passa o tempo, maior a chance de os venenos se dissiparem. Para dar adeus ao agrotóxico, você também pode descascá-lo.

Mamão - Como a gente costuma só aproveitar a polpa, cai o risco de se contaminar com as substâncias nocivas. Por segurança, procure apenas lavar o mamão antes de abri-lo. Assim você zera a possibilidade de que a faca rele no agrotóxico da superfície e o leve junto para a polpa.

Verduras - Não tem jeito: para aproveitar rúcula, alface, escarola e companhia sem medo, mergulhe-os numa solução de água e bicarbonato de sódio por meia hora (utilize uma colher de sopa do bicarbonato para um litro de água). Depois do banho, lembre-se de lavá-los bem em água corrente.

Laranja - A casca da fruta consegue protegê-la dos agrotóxicos. Então, basta livrar-se dela e consumir apenas a polpa para tirar proveito das vitaminas.

Maçã - Os especialistas não aconselham descascá-la, porque é na casca que estão muitas das fibras que tornam a fruta tão saudável. Por isso, procure deixar a maçã de molho na solução de água mais bicarbonato de sódio (utilize uma colher de sopa de bicarbonato para cada litro de água).

Cenoura - Ela é um dos vegetais que apresentam menos resíduos de agrotóxicos (embora o produto seja usado em seu cultivo). Para garantir sua segurança, utilize uma escova e água corrente na hora de fazer a limpeza da casca.

Banana - Pode ficar tranquilo: ninguém degusta a casca da banana e é lá que se depositam os agrotóxicos. Ao jogá-la no lixo, você também manda embora o veneno.

Um comentário:

  1. Oi, passei pra conhecer seu blog, boa semana, bjs
    aguardo sua visita :)

    ResponderExcluir