quinta-feira, 11 de junho de 2009

BANANA COMPRIDA (COZIDA)

Eu adoro comer banana comprida cozida no café da manhã. Minha filhinha também gosta muito.
Mas banana comprida, para não ficar muito molhada, tem que ser cozida no vapor.
Sabe, quando eu casei, não sabia cozinhar nada, nem uma banana comprida, então acho
 interessante passar essas dicas, afinal, ninguém nasce sabendo de tudo.
Voltando às bananas, eu corto suas pontas e dependendo do tamanho dela corto-a em 2 ou três pedaços. Gosto de cozinhar na cuscuzeira. 

Conheço que está boa, quando o fruto passa da casca. Não sei se estou sendo clara. É que quando ela cozinha, parece que cresce um pouco, aí o fruto fica maior que a casca, é bem pouquinho, mais fica maior sim.

Eu gosto de comer as minhas com um pouco de manteiga. Adoro ver a manteiga se derretendo na banana quentinha (gosto da minha quentinha), também gosto do contraste do doce da banana com o salgado da manteiga.


11 comentários:

  1. tudoi de bom hein Dri,esta torta gloria do post abaixo eu peguei a receita mas ainda nao fiz parece delicia hein
    bjs bom fds

    ResponderExcluir
  2. Boa semana!!

    to na correria, depois venho com mais tempo

    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Drika, eu tbm não sabia cozinhar nada quando me casei.. e hoje com 7 quase 8 meses de casada.. já sei alguma coisa... ^:) mas, não gosto muito de comer banana com arroz não...

    Beijos,

    Fernanda.

    ResponderExcluir
  4. Oi Drika,

    Você me salvou! :-) estava sozinho em casa e com dúvidas de como cozinhar a banana comprida. Só tinha 1 e estava sem margem para erros :-)

    Graças ao seu post a banana saiu melhor do que eu esperava.

    Abraço e obrigado,

    --
    Rilson
    rilson.nascimento % gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Rilson, que bom que o Drika Curiosa pode ajudar. Fico muito feliz. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. por acaso acabei caindo aqui no blog...
    uma sugestão para uso da banana comprida é fritá-la.. qnd a banana estiver ainda com casca verde, corte em finas fatias, de preferencia na longitudinal... quanto mais finas, mais crocantes ficarão. a fritura é bem ráida, variando de acordo com a espessura da fatia. quando estiver pronta, adicione sal a gosto. outra forma, qnd estiver madura, é cortar as fatias na forma transversal com cerca de 1cm de espessura. a fritura agora é um pouco mais lenta. quando estiver pronta, servir com uma mistura de açúcar e canela em pó. isso é comumente feito aqui no acre. =]bom proveito

    ResponderExcluir
  7. Pois é Thiago, costumo fazer ela assada. Gosto com açúcar. Tem até uma postagem aqui no blog de banana caramelada: http://drikacuriosa.blogspot.com/2009/06/banana-caramelada.html
    Obrigada pela sugestão!

    ResponderExcluir
  8. adoro banana cozida

    ResponderExcluir
  9. olá, estou na Alemanha e descobri que aqui tem babana comprida no mercado, vem da Africa. Nao sabia preparar, lá em casa sempre tinha alguém que prepaava, que vergoha, mas gracas à sua dica vou me deliciar no café da manha agora!

    ResponderExcluir
  10. Graca.montenegro@hotmail.com13 de abril de 2013 20:45

    experimentem conzinhar a banana comprida Decascada e com Agua quase cobrindo a Banana.Deixe conzinhar até secar a água e dourar levemente o fundo da Panela.A Banana fica Amarelinha, Sequinha, Macia e Bonita prá por na mesa, sem falar que fica uma Delicia.

    ResponderExcluir