domingo, 25 de abril de 2010

TAPIOCA


Gosto muito de tapioca.
Gosto de tapioca com coco, tapioca com coco e queijo, tapioca só de massa(com um pouquinho de manteiga por cima)... Acompanhada de uma boa xícara de café então...
Tapioca pra mim, tem cara de casa de avó. É... da casa da minha avó. Que gosta de fazer umas tapiocas com coco bem grandes e bem bonitas.

Eu já tentara fazer tapioca, mas não tinha dado certo. Então, semana passada, conversando com uma amiga, ela me disse direitinho como fazer. Fiz e deu certo. Oba!!!!
Um dia quando tiver netos (daqui a muitos anos, heheh) quero que meus netos também se lembrem de mim quando comerem uma boa tapioca. Ou melhor, quero que venham a minha casa comer muitas tapiocas. heheheh

Então, foi assim:
No sábado, acordei cedo, peguei a filhota e fui na feirinha da praça(que é montada só aos sábados de manhã), especialmente para comprar a goma de fazer tapioca. Só que não era tão cedo assim, era umas 8:30h e nesse horário encontra-se pouca coisa por lá, porque o povo madruga e leva tudo logo cedo. :(
Saí perguntando em várias barracas:"Tem goma de tapioca?" E não tinha, fiz então uma simples comprinha e já ia embora quando vi, numa barraca que fica bem escondidinha no final da feira, um pacotinho branco, fui lá e comprei, feliz da vida, minha goma.

Essa goma da feirinha só precisa peneirar, então peneirei e coloquei numa vasilha com tampa dentro da geladeira, a idéia era no decorrer da semana, sempre que desse vontade, ia lá na vasilha, tirava uma quantidade de massa para fazer umas tapiocas e o restante era só guardar para a próxima vez (não tem mistério, não precisa congelar, nem nada).

Pega-se uma assadeira, coloca-se em fogo baixo, deixe-a esquentar um pouquinho. Enquanto isso coloque um pouco de sal na massa que vai usar e mexa um pouco.
Com a mão pegue um pouco de massa e vá espalhando-a no fundo da assadeira. Preencha todos os buraquinhos que por acaso tenha ficado. Deixe a massa "assar" um pouquinho (detalhe: não precisa passar nada na assadeira, ela vai assar só com a quentura da mesma) e então recheie com o que quiser(na da foto usei queijo prato), se não quiser rechear também pode só dobrar, aperta um pouquinho (só pra ficar bem feitinha) com uma colher e pronto. Antes de fazer a próxima, passe um pano seco na assadeira quente.
Hum... algumas saíram feias e outras mais bem feitas como a da foto. É na sorte, pois minhas mãos ainda não está treinada para tapiocas. kkkkkkkkkkk
Beijos! E boa semana para todos!

2 comentários:

  1. Adoro tapioca como todo dia de manhã com café bem quentinho!!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro, umas com chocolate, outras com queijo :)

    ResponderExcluir