sábado, 5 de dezembro de 2009

Bolo de Rolo


Hum... eu adoro bolo de rolo. E acompanhado de um queijinho então... Bom mesmo é com queijo do reino, mas como eu não tinha, degustei com o queijo prato mesmo.
Esse aí eu não fiz, comprei e comi, heheheh. Aliás, ainda não tenho coragem de fazer um bolo desses pois temo que em minhas mão ele perca a delicadeza de suas camadas finíssimas e o mistério(isso é coisa de quando eu era criança) que me fazia pensar: como é possível fazer um bolo desse jeito, em rolo? hehhe
Pois é, esse bolo pra mim é um misto de delicadeza e mistério.

Um pouco de história:
Dizem que sua origem vem do tempo da colonização, quando as damas portuguesas chegaram aqui, não encontraram todos os ingredientes que estavam acostumadas a usar na Europa: amêndoas, canela, gengibre, entre outros... Então tiveram que adaptar parte de suas receitas originais. Foi assim que nasceu o bolo de rolo, uma adaptação do Colção de Noiva português: seu recheio de amêndoas foi trocado por goiabada e retirou-se o fermento da massa. Esse bolo passou a ser enrolado em camadas, como um rolo e foi aí que nasceu o nosso bolo de rolo de Pernambuco.

Fonte: História dos Sabores Pernambuconos de Maria Lecticia M. Cavalcanti

2 comentários:

  1. Já vi bolos de rolo lindos feitos por algumas blogueiras. Olha que é possível fazer... precisamos é ter vontade e coragem :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Parabéns pelo blog!
    Gostaria de convidá-la para uma visitinha na CASA DE FARINHA, tem muitas novidades!
    http://casadfarinha.blogspot.com/
    Bjs
    Dani

    ResponderExcluir