sábado, 24 de abril de 2010

POLENTA DA MÃE DA PAULA


Outro dia vi uma receita de polenta maravilhosa no blog COM CAPRICHO, que tive que fazer. Na verdade, faz um tempinho que venho com vontade de fazer uma polenta, faz muitos anos que comi uma, então quando vi a receita logo tratei de fazer uma.
Vou passar pra vocês a receita da Paula, eu fiz a mesma receita mas tudo pela metade.

Ingredientes:

Para a Polenta:

8 col. (sopa) de fubá, dissolvida em 500ml de água;

2l de água filtrada;

1 fio de azeite;

1 dente de alho picadinho;

1 tablete de caldo de galinha;

1 col. (chá) de sal (rasa);

Pimenta do reino a gosto;

Para o Molho:

1 kg de carne moída

1 fio de azeite

1 dente de alho picadinho

1 cebola média picadinha

1 col. (café) de colorau

3 tomates maduros picadinhos (sem pele e semente)

500ml de caldo de carne fervente

1 col. (chá) de extrato de tomate

Sal, pimenta e cebolinha a gosto (no lugar da cebolinha usei manjericão desidratado);

300g de mussarela fatiada.


Modo de preparo:

Polenta: Na panela de pressão, frite o alho no azeite, coloque os 2 litros de água filtrada, o tablete de caldo de galinha, o sal e a pimenta, mexa bem, aguarde a água levantar fervura e acrescente o fubá que deverá estar dissolvido no 1/2 litro de água. Mexa até o caldo começar a engrossar, tampe a panela e deixa cozinhar em fogo baixo por 40 minutos. (Gente, não consegui fazer na panela de pressão. Segredo: Morro de medo de usar a tal. Quando ela começou a chiar e a sair um caldinho amarelo, por causa da fuba, eu corri e desliguei, aí ligava de novo, aí começava a chiar e a sair o caldinho e eu desligava de novo. Fiz isso pelo menos umas 3 vezes, então desisti e cozinhei a polenta sem ser na pressão mesmo.)

Molho: Em uma média, frite o alho no azeite com o colorau, acrescente a cebola, deixe dar uma murchadinha, coloque a carne moída, de uma leve fritada na carne, acrescente o tomate picadinho, misture bem e adicione o caldo de carne fervente, cozinhe por aproximadamente 20 minutos, ou até que o caldo tenha reduzido pela metade, junte o extrato de tomate, acerte o sal e cozinhe por mais 5 minutinhos, desligue o fogo, acrescente a pimenta do reino (de preferência moída na hora) e a cebolinha picadinha, misture e está pronto!

Na hora de servir abra a tampa da panela de pressão, com uma colher de pau longa , mexa bem a polenta, despeje a polenta sobre uma vasilha que suporte calor, cubra com a mussarela fatiada e em seguida coloque conchas do molho de carne moída. Leve para a mesa e sirva-se com a polenta ainda quente.


Abaixo a foto da minha polenta, não servi com a carne moída, preferi colocar no meu prato.




Paula, apesar de não ter usado a panela de pressão, a polenta ficou maravilhosa. Pena que aqui em casa, só eu que gosto. Parabéns para você e para sua mamãe. A polenta é nota 10!

Um comentário:

  1. Olá Drika, que bom que vc gostou da polenta! Tenho que dizer que dei boas risadas de vc contando sua briga com a panela de pressão, kkkk... Será que a sua não é muito pequena, as que tenho aqui em casa são todas de 4.5l Adorei que vc fez a receita! Bjinhos e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir