sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

BOLO DE NOIVA

Olá!
Hoje sonhei com bolo de noiva! Hum... deu uma vontade de comer....
Então pesquisei sobre o bolo de noiva daqui de Recife, que é maravilhoso. E encontrei a receita no blog:www.rainhasdolar.com

Bolo de Noiva de Recife
Receita de Eliane e Jane Asfora
Ingredientes do bolo:
500 g de farinha de trigo; 500 g de açúcar mascavo;500 g de manteiga ou margarina;1/2 xícara de vinho tinto; 1 colher (sopa) de conhaque; 1 colher (sopa) de raspas de limão; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 300 g de ameixas bem picadas; 300 g de frutas cristalizadas picadas; 200 g de passas brancas; 200 g de passas pretas; 1/2 xícara de nozes picadas;8 ovos; 1 pitada de cravo triturado e peneirado; Noz-moscada e canela em pó a gosto.
Modo de preparo:
Deixe as passas de molho no vinho do Porto de um dia para o outro.
Bata a manteiga com o açúcar por 5 minutos ou até ficar esbranquiçado. Junte os ovos e bata até ficar homogêneo. Acrescente as raspas de limão, a noz-moscada, o cravo e a canela. Em seguida, a farinha e o fermento peneirados, batendo sem parar. Junte as ameixas e as frutas e misture. Adicione o conhaque e o vinho com as passas e misture.
Aqueça o forno em temperatura média. Forre 2 fôrmas com papel manteiga e unte com bastante manteiga. Polvilhe farinha e divida a massa entre as duas fôrmas.
Asse por 55 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo.
Deixe esfriar.
Glacê mole:
2 xícaras de açúcar de confeiteiro; 3 claras
Glacê duro:
8c de açúcar de confeiteiro; 2 colheres (sopa) de suco de limão; 4 claras;
Glacê mole:
Bata as claras até espumarem e acrescente o açúcar. Continue batendo até engrossar.
Glacê duro: Bata as claras com o suco de limão até espumarem. Junte o açúcar aos poucos, mexendo com uma colher de pau. Misture até obter uma massa (essa massa ainda gruda nas mãos). Transfira para uma superfície lisa e sove, acrescentando o açúcar restante aos poucos, até obter uma massa lisa e que não grude nas mãos. Cubra com filme plástico para não ressecar.
Montagem:
Desenforme o bolo maior sobre um prato e cubra-o com uma camada do glacê mole.
Coloque o segundo bolo por cima e cubra-o da mesma maneira. Reserve a sobra do glacê. Polvilhe açúcar de confeiteiro sobre uma superfície lisa. Abra uma porção da massa dura com um rolo na espessura de 0,5 cm. Corte pedaços com uma faca e cubra toda a lateral e a superfície do bolo. Com as mãos molhadas com água, alise a cobertura e emende os pedaços de glacê. Reserve a sobra da cobertura. Coloque as sobras de glacê em uma tigela e acrescente 1 clara. Mexa até obter uma mistura homogênea. Finalize a decoração do bolo com o saco de confeitar ou moldando pequenas flores com a mistura.
A receita original foi dividida por seis para facilitar o preparo.
Se quiser um bolo para o dia-a-dia, esqueça a cobertura.

Esse bolo pode ser congelado por 1 ano, embalado com filme plástico ou papel alumínio.

Fonte: http://www.rainhasdolar.com/

2 comentários:

  1. este bolo e maravilhoso mesmo,estou muito feliz por ter encontrado esta receita fazia muito tempo que eu estava procurando como se fazia ester glaçer duro nao tinha ideia que era tao facil.beijos da maria para todos.

    ResponderExcluir