segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Brigadeiro de colher




Parece um prato de papa, né? Mas não é.
É um prato de brigadeiro. Hum.....
Se tem um programa bom, pra mim, numa noite fria, é assistir a um filme, no sofá de casa, comendo um prato de brigadeiro, com colher.
Pois é, sexta passada fizemos esse brigadeiro da foto, para assistir sabe o quê? "E.T. O Extra-terrestre". Eu nem lembrava mais como era esse filme, acho que a última vez que assistira eu tinha menos que 9 anos de idade...

Mas voltando ao brigadeiro de colher (chamamos assim, porque ele fica bem mole, e não dar pra fazer as bolinhas, só se come de colher), se faz da mesma forma do brigadeiro normal, só que não se deixa pegar o ponto do brigadeiro, deixa no ponto de uma cobertura de bolo,mais ou menos.

Ingredientes:
1 lata de leite condensado;
1 colher de sopa de margarina sem sal (uso com sal mesmo);
3 colheres de sopa de chocolate em pó.

Coloque todos os ingredientes numa panela e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau.

Cozinhe até o brigadeiro começar a desgrudar da panela. Coloque num prato e deixe esfriar. Se for comer de colher, já está pronto. Caso for fazer as bolinhas, unte as mãos com margarina, faça as bolinhas e passe-as no chocolate granulado. Coloque nas forminhas.

Um pouco de história:

O brigadeiro é um doce brasileiro, criado na década de 1940 em homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes. Sendo candidato a presidência da república, foram feitas festas para promover sua candidatura, em uma dessas festas foi criado esse doce. Na época, as pessoas eram chamadas para "ir comer o docinho do Brigadeiro". Logo, o nome "brigadeiro" tornou-se o nome do doce.



Fonte: tudogostoso.uol.com.br; pt.wikipedia.org





Nenhum comentário:

Postar um comentário