terça-feira, 18 de agosto de 2009

EMPADÃO DE FRANGO COM PALMITO


Eu adoro empadão, empadinha, enfim... essa massinha que é a base das empadas com recheio, é claro!
Nesse final de semana, tomei coragem e resolvi fazer meu primeiro empadão. Fiz de frango com palmito, ficou bom, mas pode ser melhorado, ou melhor, adaptado ao paladar da casa, na próxima vez.

Fiz assim:
Massa:
400g de farinha de trigo;
200g de manteiga gelada;
1 ovo e uma gema, levemente batidos;
1 colher de chá de sal;
6 colheres (sopa) de leite;

Em uma tigela, misture o trigo e a manteiga até que vire uma farofa. Adicione os outros ingredientes e amasse bem até a massa ficar lisinha. Embrulhe em papel filme e leve à geladeira por cerca de 30 minutos. Enquanto a massa descansa vamos preparar o recheio.

Recheio:
usei metade de um peito de frango cozido e desfiado;
1 cebola média picadinha;
2 dentes de alho amassados;
1 colher de sopa de azeite;
manjericão desidratado;
1 pote de palmito em conservas e cortado em cubinhos;
1 caixinha de molho pronto de tomate (acho que exagerei, pelo menos para o meu paladar);
1 colher (sopa) de farinha de trigo;
como eu não tinha caldo de galinha, usei 1 sachê de Sazon para arroz (até que deu certo);
Azeitonas picades;
pimenta do reino.

Numa panela refogue a cebola no azeite até ela ficar transparente. Acrescente o alho,mexe, e depois o frango desfiado. Coloquei um pouco de água morna, e despejei o tempero (sazon).
Deixa cozinhar um pouquinho e então coloca o trigo, mexendo bem até ficar com uma aparência cremosa. Coloque o restante dos ingredientes, aos poucos, mexendo sempre. Desligue o fogo e deixe o recheio esfriar para poder colocar na massa.

Tire a massa da geladeira. Divida em 2 partes. Uma será para forrar a forma e a outra para cobrir o recheio. Abra a massa com a ajuda de um rolo para massas (eu usei um copo, kkkkkk). Antes de abrir, jogue um pouco de trigo na superfície onde será aberta, para a massa não grudar.

Forre a forma. Coloque o recheio. Cubra o recheio. Com as mãos, vá unindo as 2 massas, nas bordas. Leve ao fogo médio por cerca de 30 minutos.

Se quiser pode pincelar uma gema, misturada com água, para dourar o empadão.

***

Fiquei muito satisfeita com meu empadão. E satisfeita mesmo eu fiquei quando consegui tirá-lo da forma sem quebrar. Olha só... estou pegando o jeito na cozinha. hehe










8 comentários:

  1. Bom Dia, Drika!
    Deve ficar uma delícia esse empadão... outro dia eu fiz uma receita sua. O Gelato de Pêssego, ficou divino! Todos gostaram! E olha que foi difícil achar a tal gelatina de pêssego por aqui. rs Estava quase fazendo de outro sabor. rs


    Beijos, e uma ótima Quarta-Feira pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Ficou bonita :) O recheio deve ser bem saboroso!

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, estou muito feliz em saber que você pegou uma receitinha aqui no drikacuriosa. Obrigada e parabéns pelo sucesso da receita. :)
    Ameixa, ficou bem saboroso sim. :)

    ResponderExcluir
  4. Eita to me inaugurando no blog da minha amiga aheaueah...entrei pra agradecer pela ajuda...espero que fazer a empada seja mais fácil que manter esse blog heauehaue
    =******

    ResponderExcluir
  5. Tem uma promoçãozinha no blog, participe
    bjs

    boa semana

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Vim procurar uma receita diferente de massa para empada e vim parar aqui. Gostei muito.

    Passa lá no meu blog
    http://picadinhodebacana.blogspot.com

    ResponderExcluir