quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

FUSILLI COM RÚCULA E TOMATE SECO

Olá!
Olha só que comidinha fácil, gostosa e rápida de preparar.
Utilizei o macarrão tipo fusilli, mas um penne cairia bem melhor.
Incrementei com tomate seco, rúcula e presunto defumado cortado em pedacinhos finos.
A rúcula e o presunto foram ligeiramente ao fogo, com azeite, só para pegar um gostinho.
Na hora de servir coloquei queijo parmesão ralado (aqui em casa, cada um serve o parmesão no seu próprio prato, na quantidade que quiser). Ficou uma delícia!
Se quiser colocar um pouco de nozes picada, fica ainda mais gostoso.


terça-feira, 27 de janeiro de 2009

BOLO DE MACAXEIRA


Esse bolo de macaxeira eu fiz seguindo a receita da katita do rainhas do lar. A única coisa que substituir foi a manteiga pela margarina.
Além de bonito esse bolo ficou uma delícia!

domingo, 25 de janeiro de 2009

Verduras Grelhadas



Olá!

No almoço de sábado nossa funcionária fez uma verdura grelhada, receita da minha sogra, que é uma delícia e fácil de preparar.

Numa frigideira espalha-se um pouco de alho em pasta, depois espalha a verdura cortadinha, arruma na assadeira por categoria como na foto abaixo:

Ela usou cenoura, pimentão, tomate, cebola, repolho e acelga.

Em fogo baixo, de vez em quando vire verduras. Quando elas estiverem começando grelhar jogue um pouco gergelim, e depois um pouco de azeite por cima e shoyo. Mexe só mais um pouco e pronto.


A nossa verdura não fica muito grelhada, gostamos apenas que ela fique um pouco murchinha.


No sábado comemos acompanhando com um peixinho frito e arroz. Muito bom!


quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Café

CAFÉ

“O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro.”

Pois é, essa bebida é apreciada por muitos, mas só alguns sabem fazer um bom café.
Outro dia eu me dei conta de que meu café não era bom (pelo menos não para o paladar da maioria das pessoas).
Eu sempre gostei, na verdade, de um “chafé”. Meu café é fraquinho... só pra enganar o paladar. Então, tratei de pesquisar sobre o assunto e vi que existe uma medida recomendada para o preparo de um bom café.
Para o café preparado em coador de papel recomenda-se de 05 a 06 colheres de sopa de pó de café, para cada litro de água, segundo a ABIC.

Pronto, agora que eu já sei a dosagem e forma correta de fazer um café, já posso convidar qualquer um para ir lá em casa tomar um café com biscoitos de chocolate.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Biscoito de Chocolate

Olá!
Eu sempre tive vontade de fazer biscoitos e, finalmente, chegou essa oportudidade! :)
Vi no rainhas do lar uma receita de biscoito de chocolate que me pareceu fácil, então não tive dúvidas, era a receita que eu precisava.
Os biscoitos ficaram uma delícia! Usei a mesma receita da Lucíola, só que usei trigo fermentado e o chocolate que usei tem pedacinhos de amêndoa.
Uma dica pra quem vai fazer, é realmente esperar o biscoito esfriar para poder desinformar, pois eles endurecem quando ficam frio. Com os meus fui apressada e acabei quebrando um bocado deles.
Segue receita da Lucíola (Biscoito craquelados de chocolate) e foto dos biscoitos que fiz.
Leve ao fogo uma xícara de açúcar, 1/4 de xícara de manteiga amolecida e 60g de chocolate meio amargo picado. Mexa sem parar até derreter tudo, depois passe para uma tigela e acrescente 1 col. de chá de essência de baunilha. Deixe esfriar um pouquinho e adicione 2 ovos, um de cada vez, misturando até incorporar (só usei um ovo, pois não sou muito amiga deles...hehehe). Em outra tigela misture 1 xícara de farinha de trigo, 1/4 col. de chá de sal e 1 col. de chá de fermento em pó, tudo peneirado. Acrescente essa mistura àquela do chocolate, mexendo bem. Leve a massa à geladeira por, no mínimo, três horas, pode ser de um dia para o outro.Pré aqueça o forno a 180°C, faça bolinhas com a massa (fica um pouco grudenta na mão, mais dá certo) no tamanho de um brigadeiro médio, passe no açúcar de confeiteiro cobrindo bem (não tinha em casa então bati o açúcar comum no liquidificador para ficar bem fininho). Forre a assadeira com papel manteiga e asse de 10 a 15 minutos. Deixe esfriar na própria assadeira antes de deliciá-los. Quando saem do forno parece que ficarão molengas mas é só esperar esfriar que dá tudo certo e fica muito gostoso.


sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

BOLO DE NOIVA

Olá!
Hoje sonhei com bolo de noiva! Hum... deu uma vontade de comer....
Então pesquisei sobre o bolo de noiva daqui de Recife, que é maravilhoso. E encontrei a receita no blog:www.rainhasdolar.com

Bolo de Noiva de Recife
Receita de Eliane e Jane Asfora
Ingredientes do bolo:
500 g de farinha de trigo; 500 g de açúcar mascavo;500 g de manteiga ou margarina;1/2 xícara de vinho tinto; 1 colher (sopa) de conhaque; 1 colher (sopa) de raspas de limão; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 300 g de ameixas bem picadas; 300 g de frutas cristalizadas picadas; 200 g de passas brancas; 200 g de passas pretas; 1/2 xícara de nozes picadas;8 ovos; 1 pitada de cravo triturado e peneirado; Noz-moscada e canela em pó a gosto.
Modo de preparo:
Deixe as passas de molho no vinho do Porto de um dia para o outro.
Bata a manteiga com o açúcar por 5 minutos ou até ficar esbranquiçado. Junte os ovos e bata até ficar homogêneo. Acrescente as raspas de limão, a noz-moscada, o cravo e a canela. Em seguida, a farinha e o fermento peneirados, batendo sem parar. Junte as ameixas e as frutas e misture. Adicione o conhaque e o vinho com as passas e misture.
Aqueça o forno em temperatura média. Forre 2 fôrmas com papel manteiga e unte com bastante manteiga. Polvilhe farinha e divida a massa entre as duas fôrmas.
Asse por 55 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo.
Deixe esfriar.
Glacê mole:
2 xícaras de açúcar de confeiteiro; 3 claras
Glacê duro:
8c de açúcar de confeiteiro; 2 colheres (sopa) de suco de limão; 4 claras;
Glacê mole:
Bata as claras até espumarem e acrescente o açúcar. Continue batendo até engrossar.
Glacê duro: Bata as claras com o suco de limão até espumarem. Junte o açúcar aos poucos, mexendo com uma colher de pau. Misture até obter uma massa (essa massa ainda gruda nas mãos). Transfira para uma superfície lisa e sove, acrescentando o açúcar restante aos poucos, até obter uma massa lisa e que não grude nas mãos. Cubra com filme plástico para não ressecar.
Montagem:
Desenforme o bolo maior sobre um prato e cubra-o com uma camada do glacê mole.
Coloque o segundo bolo por cima e cubra-o da mesma maneira. Reserve a sobra do glacê. Polvilhe açúcar de confeiteiro sobre uma superfície lisa. Abra uma porção da massa dura com um rolo na espessura de 0,5 cm. Corte pedaços com uma faca e cubra toda a lateral e a superfície do bolo. Com as mãos molhadas com água, alise a cobertura e emende os pedaços de glacê. Reserve a sobra da cobertura. Coloque as sobras de glacê em uma tigela e acrescente 1 clara. Mexa até obter uma mistura homogênea. Finalize a decoração do bolo com o saco de confeitar ou moldando pequenas flores com a mistura.
A receita original foi dividida por seis para facilitar o preparo.
Se quiser um bolo para o dia-a-dia, esqueça a cobertura.

Esse bolo pode ser congelado por 1 ano, embalado com filme plástico ou papel alumínio.

Fonte: http://www.rainhasdolar.com/