segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Amamentação: Posições


A posição de amamentar é muito importante pois a má posição pode causar:

- Dores nas costas;
- Mamilos machucados e dolorosos;
- Mamas ingurgitadas (muito cheias e dolorosas);
- Má produção de leite e por isso o bebê não aumenta bem de peso;
- Insatisfação do bebê e por isso ele quer mamar a toda hora;
- O bebê fica frustrado e por isso recusa a mama.

Ao amamentar é muito importante que mãe e bebê estejam bem confortáveis. Vamos ver algumas posições que proporcionam isso?

Para começar:
Escolha um lugar confortável para se sentar, que tenha um bom apoio para as costas e que não a deixe muito reclinada.

Apóie os pés em um banquinho se precisar, a fim de que a parte superior das pernas fique reta e e que você não tenha que forçar os músculos para manter o bebê na altura correta.

Utilize uma almofada de amamentação ou mesmo almofadas comuns e travesseiros para não sobrecarregar seus braços com o peso do bebê. Quando tiver mais prática, e o bebê estiver maior, talvez você nem precise mais desse tipo de apoio, porque será mais fácil para ele alcançar o seio.
Observe se você não está tensa. Relaxe os ombros, afastando-os o máximo possível das orelhas.
Posições:

Posição Sentada (forma tradicional)

Na posição sentada, o bebê está de frente para a mãe, de tal maneira que seu abdômen está colocado ao da mãe (barriga com barriga). Quanto mais colado estejam os corpos, mais fácil para o bebê mamar. Lembre que é o bebê que é colocado ao seio, não o seio levado ao bebê.

Posição Deitada

Na posição deitada, a mãe e o bebê estão frente à frente (barriga com barriga). A mãe oferece o peito do lado que está deitada. Esta posição e a sentada inversa são mais apropriadas quando a mãe for submetida a uma cesariana.


Posição Invertida

A posição sentada inversa consegue-se colocando o corpo do bebê debaixo da axila materna com o ventre apoiado sobre as costelas da mãe (barriga-costela). O corpo do bebê está apoiado pelo braço materno e a cabeça suspensa pela mão. Otima quando o seio está machucado, para mudar o local de pega do bebê.


Posição Sentada Cruzada


Apóie o bebê e, seu corpo, barriga com barriga, se precisar, coloque um travesseiro no seu colo, pra facilitar. Segure o seio com a mão do mesmo lado, segure o bebê com a outra mão e o braço. Segure o bebê pelo ombro e costas, não pela cabecinha.


Posição Cavalinho

O bebê senta em uma das pernas da mãe de frente para o peito; a mãe sustenta parte da coluna e cabeça do bebê com uma das mãos e a outra mão segura o peito para oferecer ao bebê.


Posição para gêmeos

Deseja amamentar os dois juntos? Segue algumas posições que podem ser tentadas a fim de achar a que seja mais confortável para a mamãe e os bebês.


Fontes:

http://www.leitematerno.org/

brasil.babycenter.com

http://www.unimedsorocaba.com.br/

clubedemaes.blogspot.com

http://www.e-familynet.com/

4 comentários:

  1. puxa que interessante...não sabia que tinha tantas posições...

    bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Drika, muito interessante mesmo esse post. Quando amamentei o Arthur usava só uma posição, com ele sentadinho, mas ás vezes durante a madrugada eu estava morta de sono, eu amamentava deitada, mas o médico havia me dito para não fazer isso. Mas na hora do sono, a gente dá uma escapadinha, rsrsrs
    Esse novo bebê eu espero amamentar até o 6° mês apenas com leite materno, espero muito conseguir!
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Elza, realmente não é fácil, mas você pode e vai conseguir amamentar o seu bebê até os seis meses só com leite materno. Vou torcer!! A minha filhinha consegui amamentar só com leite materno até os 4 meses. Mas ela mamou até um ano. Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Drika
    Quero te convidar para participar de um sorteio que estou fazendo lá no blog, 1 jantar com direito a acompanhante no Dalí Cocina, em Recife, o que acha? Vem...
    Beijos
    Patty Martins

    ResponderExcluir